Quanto de sal um adulto pode ingerir diariamente?
Um indivíduo adulto, que não tenha problemas de hipertensão, deveria consumir no máximo, 5g ou 6g de sal por dia, o que equivale a uma colher de chá rasinha, mas o brasileiro está consumindo em média 17g de sal, isso mesmo, quase 4X mais do que o recomendado.
O que o excesso de sal (sódio) pode causar?
- Hipertensão arterial (pressão alta)
- Retenção de líquidos
- Há estudos recentes que demostram que também há relação com a asma
- Insuficiência renal crônica
- Problemas cardíacos
- Gastrite
- Úlcera
Que o sal (sódio) é um grande vilão, já entendemos, mas como reduzir o uso do sal?
Pra quem quer reduzir a quantidade de sal ingerida, o ideal é ir reduzindo gradativamente o sal da preparação dos alimentos. A adaptação do novo paladar pode demorar uns três meses em média. Outras coisa a fazer é retirar o saleiro da mesa, não acrescentar mais sal a preparações prontas.
Substituindo o sal.
Reduzir o sal nem sempre é fácil, mas podemos substituí-lo com alguns temperos que irão deixar seus pratos com um toque especial. É o caso do alho, cebola, limão, pimenta, ervas frescas e secas como o óregano que deixam os alimentos saborosíssimos. Outra opção é usar o sal light.
O sal (sódio) escondido nos alimentos.
Não é só retirar o saleiro da mesa, há muitos alimentos que tem uma quantidade excessiva de sal e que nem sabemos. Às vezes a gente lê a embalagem e não vê o sal escrito, e sim SÓDIO, é a quantidade dele que temos que verificar se não tiver o sal escrito. É o caso dos seguintes:
- Temperos prontos;
- Caldos em cubos (galinha, carne e outros);
- Queijo ralado;
- Macarrão instantâneo;
- Refrigerantes; entre outros
Fonte: Coisinhas da Carolina
Nenhum comentário:
Postar um comentário