BENEFÍCIOS
Estudos sugerem que graças aos seus poderoso oxidantes - os polifenois - o chá tem muitas propriedades benéficas importantes, por exemplo: é anticancerígeno, pode ser utilizado como prevenção e tratamento de aterosclerose (a formação de placas nocivas nas paredes das artérias e que pode levar à sua obstrução completa), diminui o risco de doenças cardiovasculares, combate a retenção de líquidos, é ótimo na prevenção da diabetes, purifica o organismo eliminando toxinas, melhora os níveis de concentração, é um estimulante do bem-estar geral, aumenta o metabolismo, ajuda o sistema imunológico, reduz o mau-hálito, diminui o stress e ainda tem efeitos sobre o HIV.
TIPOS DE CHÁ
Os mais comuns são: Chá verde, chá preto, chá de alecrim, camomila, dente-de-leão, erva cidreira, erva doce, hortelã, sabugueiro, boldo, carqueja, capim-limão e tomilho.
COMO PREPARAR
A infusão é a maneira mais correta de preparar chás, usando flores, sumidades e talos, que são as partes mais delicadas das plantas. Por este método se extrai grande quantidade de princípios ativos das plantas, conservando a maioria das suas propriedades quimicas.
MODO DE FAZER:
- Coloque a parte da planta desejada (folhas, flores, sumidades ou talos) em uma vasilha, de preferência de vidro, porcelana ou ágata.
- Despeje a quantidade de água recomendada em um bule, quando a água começar a ferver despeje-a sobre a planta com cuidado, deixar em repouso por 10 minutos, sempre bem tampado.
- Para filtrar pode se utilizar peneira ou um funil com algodão, no qual as impurezas ficarão retidas.
CURIOSIDADES E DICAS:
- O ideal é utilizar água fresca e filtrada na preparação dos chás.
- Escalde o bule onde vai se servir o chá antes de começar a faze-lo.
- O chá pode ser servido açúcar, limão, leite frio e/ou natas. Se utilizar o limão, coloque-o apenas no fim.
- Os elementos medicinais do chá se alteram depois de 10 horas após a infusão. Portanto, nunca deixe o chá de um dia para o outro.
- A quantidade de chá nunca deve ser aumentada pela adição de água no bule.
- O calor e a luz estragam o chá. Guarde-o em latas hermeticamente fechadas, colocadas em local fresco e seco. Tenha o cuidado de o guardar bem longe de produtos com cheiros fortes.
- Se não adicionar açúcar, o chá não tem qualquer valor calórico.
Fontes: Wikipédia, Casa do Chá, Unilever e o livro "100 chás e seus benefícios medicinais"
Nenhum comentário:
Postar um comentário